A voz da Copa

May 27, 2010 at 4:34 pm 2 comments

Thierri Farias

Muito da emoção em uma partida de futebol vem da locução. Saber utilizar a voz com a entonação adequada para cada momento do jogo e que palavras recorrer para trazer emoção num momento específico da partida são características do bom locutor.

Um grande nome da locução nacional é Galvão Bueno. Muito conhecido por enfatizar o “R” dos nomes dos jogadores, dedicou 25 anos dos seus 59 de vida trabalhando para a Rede Globo. De acordo com a revista Isto É, ele tem contrato com a emissora até 2014 e fatura aproximadamente 1 milhão de reais por mês

. O locutor esportivo é considerado por muitos uma celebridade do estilo: ou você ama ou odeia. Para o consultor e gestor de futebol, Valmir Batista, o que leva o povo a vê-lo desta forma é o fato dos brasileiros serem muito emotivos. Em outras palavras, dependendo das circunstâncias do acontecimento, uma pessoa pública pode ser vista como herói ou vilão.

 O estudante brasileiro de Comunicação Social, Eduardo Bovo, que atualmente vive em Londres, comenta sobre a diferença entre a narração de Galvão e a dos locutores da Inglaterra. “Os narradores aqui são muito mais comedidos, o brasileiro dá emoção ao jogo”, compara. Para Gilberto Farias, especialista em oratória, o diferencial de Galvão é a boa entonação e dicção, mas defende também que ele abusa do sentimento. “Ele quer colocar emoção onde não existe.

Como resultado, a sua narração se torna apelativa, irritando o público”. Como já diz o ditado: “É impossível agradar gregos e troianos”. Há quem goste do locutor e quem não admire o seu trabalho, o fato é que o ele caminha para a sua 8ª cobertura de Copa do Mundo pela Rede Globo de Televisão.

Entry filed under: Notícias. Tags: .

Zagallo na ativa Lost

2 Comments Add your own

  • 1. Mariglê  |  May 28, 2010 at 10:48 pm

    A matéria do Thiérri foi objetiva e clara, bem escrita e expressou a opinião dos fãs de Galvão Bueno e dos que preferem um locutor mais comedido. Parabéns pelo artigo, escrito com equilibrio e de leitura prazeirosa.

    Reply
  • 2. Gilberto  |  May 28, 2010 at 11:00 pm

    Parabéns. Muita propriedade nesta matéria, expressando a realidade dos fatos.

    Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categories

Twitter

Error: Twitter did not respond. Please wait a few minutes and refresh this page.


%d bloggers like this: